Prospeção oficial de organismos prejudiciais às plantas com risco fitossanitário

20.08.2018

​​

A prospeção oficial é o procedimento implementado pelos serviços competentes para detetar os organismos prejudiciais com risco fitossanitário para Portugal e para a União Europeia e recolher toda a informação relativa ao organismo, às plantas e ao local. A DRAPLVT colabora ativamente nos programas de prospeção fitossanitários nacionais coordenados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária.​

Fig.1-Captura de inset​os

1.png

2.jpg

As prospeções são realizadas nas épocas mais adequadas recorrendo à observação visual, colocação de armadilhas e colheita de amostras de plantas ou captura de insetos.


Fig.2​- Armadilha de copo

3.jpgOs inspetores fitossanitários executam as prospeções oficiais nas plantas hospedeiras existentes nos produtores e fornecedores de materiais de propagação vegetativa (viveiristas e comerciantes), nos agricultores, nos jardins públicos e privados, nos quintais, nas bordaduras de estradas incluindo a importação de países terceiros e a circulação comunitária.


Fig.3- Armadilha Cromotr​ópica amarela

4.pngTodas as informações sobre a prospeção são registadas em suporte documental e eletrónico.

Em caso de deteção positiva são aplicadas as medidas fitossanitárias adequadas (ex: destruição, tratamento, reexpedição).

5.jpgEm 2017 a DRAPLVT realizou a prospeção de 38 organismos, em 918 locais onde foram colhidas 469 amostras a partir de vegetais, insetos e armadilhas.

Foi detetado pela primeira vez o inseto Trioza erytreae em plantas de citrinos. Este inseto para além de causar estragos nas folhas e rebentos é um importante vetor de propagação de uma bactéria muito destrutiva Candidatus Liberibacter africanus que causa a doença Huanglongbing (ou Citrus greening) ainda não detetada ​em Portugal.

Fig.5-Trioza ​erytreae

 Fig.4- Recolha de ma​terial vegetativo

6.jpgA prospeção oficial é a forma de se efetuar o levantamento sistemático da situação fitossanitário do nosso país em termos de novas pragas e doenças. A legislação fitossanitária nacional e comunitária valoriza o contributo de cada um na proteção dos nossos territórios e da nossa economia. Em caso de sintomas suspeitos ou dúvidas contacte-nos: 243 377 500, prospeccao@draplvt.gov.pt.

Disponibilizamos informação em: http://www.draplvt.mamaot.pt/alimentacao/Prospecao-pragas-doencas/Pages/Prospecao-pragas-doencas.aspx .​​


Fig.6- Sintomatologia de Trioza erytrea